sábado, 9 de maio de 2009

Intervenção do Presidente da Direcção na Reunião de Câmara de 04.03.2009

Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa,
Senhoras e Senhores Vereadores,
Senhoras Presidentes da Junta de Freguesia da Charneca e da Ameixoeira,
Senhor Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar,
Senhoras e Senhores Autarcas,
Minhas Senhoras e meus Senhores


Para todos, em nome da Comunidade de Calvanas, os meus respeitosos cumprimentos.

Gostaria, nesta oportunidade de aqui poder enumerar todos os problemas da Comunidade de Calvanas e identificar as suas causas mas como o tempo é escasso, dirijo-me de imediato ao Senhor Presidente da Câmara para lhe perguntar, na qualidade de Presidente da Direcção da Associação de Moradores do Bairro das Calvanas mas também na qualidade de munícipe e cidadão português, porque motivo não foi dada uma única resposta aos 32 ofícios que a Associação lhe endereçou entre Agosto de 2007 e Fevereiro de 2009, fazendo denúncias graves, solicitando informações importantíssimas para a vida da Associação e da Comunidade de Calvanas e pedindo, por várias vezes, o agendamento de uma reunião.
Achávamos que V. Excia estaria interessado em ouvir pessoalmente os dirigentes da AMBC para poder ter um conhecimento mais aprofundado e mais real sobre os problemas que lhe têm sido apresentados, quase todos da responsabilidade da Câmara, mas de facto estávamos enganados. É assim que V. Excia trata todas as Colectividades da área do Município? Se é, lamentamos imenso porque não é justo. Se não é, então reclamamos tratamento igual, porque não queremos ter nem mais nem menos direitos do que as outras.
Até hoje, a Associação de Moradores não recebeu uma única resposta sobre os muitos assuntos tratados nesses ofícios e tal situação, causou à Colectividade e aos seus associados, enormes privações, grandes transtornos e dificuldades e gravíssimos prejuízos morais e materiais.
À Senhora Vereadora foram também enviados 13 ofícios e diversos dossiês, acerca dos mesmos problemas e aos Departamentos que estão sobre a sua tutela, foram enviados 75 ofícios. A Senhora Vereadora não respondeu concretamente a nenhum ofício e os Departamentos que estão sobre a sua tutela fizeram a mesmíssima coisa.
Aliás, a Senhora Vereadora fez questão de dizer à Associação de Moradores, na reunião de 06.11.2007, que não tinha nada a ver com os acordos feitos com os anteriores Executivos e, em vez de nos ajudar a solucionar alguns problemas, ainda nos arranjou mais uns quantos, por sinal bem graves e penalizantes, os quais foram entregues à Justiça.
A Associação de Moradores, num quadro de dificuldades inimaginável, tinha feito um trabalho brilhante relativamente ao Processo de Realojamento do Bairro das Calvanas e merecia tê-lo terminado com chave d’ouro. Tal só não foi possível porque a Senhora Vereadora actuou sem ter conhecimento sobre muitos aspectos do Processo de Realojamento e porque alguns responsáveis camarários não reconheceram esse trabalho, não cumpriram os seus deveres e quiseram afrontar, desautorizar e humilhar a AM, os seus dirigentes e associados.
Sem diálogo não há possibilidade de resolver diferendos. De todas as espécies animais, Deus apenas privilegiou o Homem com o dom da fala. Não aproveitar este dom tão precioso, para através dele proporcionar diálogo, entendimento, paz, harmonia e justiça, revela que muitos homens não alcançaram os Seus desígnios e, como tal, não foram capazes de atingir patamares civilizacionais muito superiores aos de outras espécies.
Porque a Associação de Moradores de que sou Presidente da Direcção sempre agiu de forma responsável e colocou a verdade acima de tudo, faço questão de deixar a V. Excia os ofícios que dissemos que enviámos e que podemos comprovar, porque foram todos registados e com aviso de recepção.
Não quero terminar sem de novo solicitar a V. Excia o agendamento de uma reunião, onde a Associação de Moradores possa ter oportunidade de demonstrar que tem razão nas reivindicações que faz à Câmara, fazendo questão de apresentar, na oportunidade, os documentos oficiais que comprovam essa razão.
Receber a Associação de Moradores, no mais breve espaço de tempo, é o mínimo que a Comunidade de Calvanas espera de V. Excia, Senhor Presidente da Câmara.
Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário